Curso de libras gratuito e online: inscrições abertas

Falando em Libras, a linguagem brasileira de sinais, podemos mencionar a sua importância como meio de comunicação. Por ser a linguagem de sinais mais usada no Brasil, tornou-se extremamente importante para inclusão dos deficientes auditivos na sociedade.
Curso de libras gratuito e online

Curso de libras gratuito e online

Ultimamente, muitas escolas e universidades tem implementado em sua grade de disciplinas o aprendizado em libras, como forma de aumentar e melhorar a comunicação da sociedade. Apesar de leis e decretos garantirem aos surdos classes diferenciadas para educação, ensinar essa linguagem para todos é o caminho para integrar a comunicação como um todo.

Curso de libras gratuito e online: inscrições abertas

Para quem tem interesse em aprender a Linguagem Brasileira de Sinais – Libras, uma boa opção é buscar um curso de formação que proporcione esse conhecimento. Diversas universidades e entidades de ensino já oferecem esse tipo de curso e o mesmo não costuma ter pré-requisitos tão complexos, visto que já é inserido em algumas escolas a partir do ensino fundamental.

A Universidade de São Paulo (USP), oferece curso gratuito e online de Libras, através de sua plataforma de cursos à distância. As aulas estão disponíveis no site da universidade e são de fácil acesso para quem se interessar. Durante a realização do curso o aluno irá se familiarizar com os conceitos de surdez e surdos assim como a linguagem de sinais brasileira.

Serão abordadas as evoluções da educação para os surdos no Brasil assim como os conceitos de linguagem e suas formas de desenvolvimento. O curso disponibilizado pela USP conta com videoaulas, atividades básicas, atividades complementares e fórum de discussões.

Para realizar o curso em Libras de forma gratuita e online, basta acessar a plataforma de cursos da USP: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=5603&section=0. O curso oferecido está disponível para todos os públicos, sem restrições.

 

O SENAC, por meio do Programa SENAC de Gratuidade, oferece curso em Libras básico gratuito para quem se interessar. Com objetivo de promover a inclusão dos surdos na sociedade, o curso aborda as particularidades e padrões linguísticos da Linguagem Brasileira de Sinais e a interpretação e informação dos aspectos cotidianos em Libras. Para ingressar os interessados devem se atentar ao pré-requisitos e elegibilidade:

  • O estado onde reside o candidato (a disponibilidade das vagas varia de acordo com os estados);
  • A quantidade de vagas no momento da inscrição;
  • A classificação do cadidato pela disposição de inscrição no curso;
  • A comprovação de veracidade dos documentos apresentados;

Como todo curso oferecido gratuitamente pelo SENAC, o candidato somente efetuará a matricula após atender à todos os pré-requisitos e quando iniciado terá um prazo máximo para a finalização do curso, caso contrário perderá sua vaga.

Como o curso é disponibilizado na plataforma online de cursos do SENAC, é necessário que o candidato tenha um microcomputador com acesso à Internet e endereço de e-mail válido. O curso tem carga horária total de 160 horas e ao final receberá um certificado de conclusão. Para realizar inscrição o candidato pode acessar a página da instituição: http://www.ead.senac.br/cursos-livres/libras-basico-lingua-brasileira-de-sinais-psg/#aba1 ou procurar o polo SENAC mais próximo de sua residência.