Cursos EAD Agronomia: Vagas Abertas em Todo Brasil

Diversas universidades oferecem curso superior de Agronomia em todo o Brasil, formando profissionais para atuar em um vasto campo de trabalho e em um mercado muito promissor. Apesar disso, os Cursos EAD Agronomia são um dos poucos que ainda não contam com o reconhecimento do MEC. Entenda porquê e conheça as alternativas para quem quer atuar na área.

Cursos EAD Agronomia

Cursos EAD Agronomia

A profissão de agrônomo é bastante valorizada no Brasil e possui um campo de atuação muito amplo, atraindo diversos profissionais para a área. O agrônomo é formado para ser capaz de trabalhar no manejo sustentável dos recursos naturais, visando a agropecuária desde o plantio ou criação de rebanho até a comercialização.

O profissional agrônomo pode atuar em diversas áreas como representante comercial de produtos ou tecnologias; no planejamento e organização da plantação, da colheita, do armazenamento e da distribuição da safra; no ensino; na pesquisa; na produção agroindustrial; na engenharia rural; na zootecnia; no manejo ambiental; na fitotecnia; na defesa sanitária, etc.

agronomia3

Além disso, o agrônomo pode trabalhar em empresas e órgãos públicos ligados à pesquisa, empresas ligadas à transformação e comercialização de produtos agropecuários, empresas relacionadas com a produção e venda de insumos agrícolas e setores ligados às cadeias produtivas agrícolas.

A má notícia é que os Cursos EAD Agronomia são um dos poucos que ainda não contam com o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Agronomia exige muitas atividades práticas em laboratório e pesquisas de campo frequentes, por isso dificulta a elaboração de uma versão EAD.

Enquanto não é criado um programa de estudos que contemple as necessidades Cursos EAD Agronomia, a nossa dica para quem tem interesse em atuar e fazer carreira na área por meio do ensino a distância é buscar alternativas, como os cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e de Tecnólogo em Agronegócio. Ambas são formações de nível superior e reconhecidas pelo MEC.

agronomia2

O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias EAD tem duração de quatro anos e forma professores e pesquisadores para atuar no ensino e projetos de extensão de escolas públicas, privadas, técnicas e profissionalizantes.

Já o curso de Tecnólogo em Agronegócio EAD dura três anos e acorda a cadeia produtiva da agroindústria e agropecuária, desde o início da produção até a venda ao consumidor final. O curso conta com matérias teóricas sobre Gestão e matérias práticas ligadas à contabilidade rural, manejo de animais, preparação do solo e mecanização agrícola.