Cursos EAD Legislativo 2017: Como se inscrever

Para quem tem interesse em adquirir conhecimentos sobre os assuntos referentes ao mundo legislativo, preparamos este post com dicas de cursos ofertados pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. As duas casas legislativas oferecem os cursos de forma gratuita por meio de sistemas de educação a distância. Saiba mais detalhes sobre Cursos EAD Legislativo.

Cursos EAD Legislativo

 

Cursos EAD Legislativo 2017

No Brasil, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, formado por duas casas: o Senado Federal e o Congresso Nacional. Ambas as casas, com o intuito de difundir conhecimentos entre servidores e cidadãos, oferecem Cursos EAD Legislativo, de forma gratuita.

Essa é uma dica especial para quem é estudante de Direito, já trabalha na área ou mesmo deseja se informar sobre o mundo legislativo. Abaixo, falamos um pouco mais sobre os cursos ofertados pelas casas legislativas e como funciona o sistema de educação a distância de cada uma. Informe-se e aproveite!

Senado Federal

 O Senado oferece Cursos EAD Legislativo por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão responsável pela Política de Capacitação do Senado e pelo Programa Interlegis de Modernização e Integração do Legislativo.

O ILB oferta mais de 30 cursos, totalmente gratuitos, por meio da plataforma de ensino e aprendizagem online chamada Saberes. Os cursos abordam temas relativos ao Poder Legislativo, Orçamento, Administração Pública e Política, entre outros assuntos que colaboram para a capacitação dos Servidores do Poder Legislativo Brasileiro.

Os Cursos EAD Legislativo do Senado são certificados e abertos para toda a comunidade legislativa. Para cidadãos que não trabalham no Poder Legislativo, estão disponíveis, também gratuitamente, todos os cursos sem tutoria.

legislativo2

Para 2016, serão ofertados cursos como: Cerimonial no Ambiente Legislativo, Desenvolvimento de Equipes, Doutrina Política – Novas Esquerdas, Ética e Administração Pública, Introdução ao Direito Constitucional, Introdução ao Orçamento Público, Lei de Acesso à Informação, Processo Legislativo Federal e Política Contemporânea.

Confira todos os Cursos EAD Legislativo ofertados pelo Senado e os detalhes sobre cada um deles, clicando aqui.

Câmara dos Deputados

Em 2008 e 2009, a Câmara dos Deputados foi agraciada com o prêmio E-learning Brasil – Contribuição Marcante e Referência Nacional por conta de suas iniciativas na área de educação a distância.

A plataforma de educação a distância da Câmara abriga cursos de capacitação para os servidores e ações e produtos dirigidos a diversos segmentos da sociedade, visando à formação para a democracia e à disseminação do saber legislativo.

O Núcleo de Educação a Distância do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados utiliza diversas mídias – vídeos, cartilhas, recursos online e cursos -, com temas relacionados a conhecimentos do Legislativo e a outros conhecimentos considerados importantes para a construção da cidadania, direcionados a servidores da instituição, a servidores públicos federais, estaduais e municipais e à sociedade em geral.

legislativo3

Os Cursos EAD Legislativo da Câmara dos Deputados se dividem em autoinstrucionais e com tutoria. Os cursos autoinstrucionais são abertos para toda a sociedade, podem ser acessados a qualquer hora, não emitem certificados ou declarações, e não tem participação direta de professores ou tutores. Ou seja, o aluno estuda de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo.

Já os cursos com tutoria são acompanhados por professores, com inscrições prévias, formação de turmas e data de início e término. Esses cursos são exclusivos para servidores da Câmara dos Deputados e de outros órgãos públicos interessados.

Veja a lista de todos os Cursos EAD Legislativo da Câmara aqui.