Cursos EAD no Brasil 2017: Instituições e Vagas Abertas

Como uma opção de flexibilidade, comodidade e preço acessível, o ensino a distância no Brasil está com excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos e a expectativa é de dobrar o número de alunos em cinco anos. Quer fazer parte dessa estatística e garantir a sua qualificação? Leia este post com mais informações sobre Cursos EAD no Brasil 2017.

Cursos EAD no Brasil 2017

Cursos EAD no Brasil 2017

Dentro do número de matrículas no ensino superior do Brasil, cerca de 25% são na modalidade EAD e especialistas no mercado de ensino projetam que esse número pode chegar a 40 ou 45% nos próximos anos.

Isso mostra a força do ensino a distância no país, que se deve a vários fatores, mas podemos destacar: a popularização da banda larga, a flexibilidade de horários, a comodidade, economia de tempo e os preços mais acessíveis das mensalidades – que chegam a ser até quatro vezes mais baratas do que a mensalidade de um curso presencial.

Para reforçar esse cenário favorável ao EAD, tem ainda o crescimento da classe C e os milhares de adultos brasileiros entre 25 e 30 anos que ainda não possuem curso superior.

A expansão dos Cursos EAD no Brasil ainda é impulsionada por programas do governo para facilitar o acesso de alunos ao ensino superior, como o programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, incluindo na modalidade EAD. O governo ainda oferece a Universidade Aberta do Brasil (UAB), totalmente gratuita, oferecendo cursos de licenciatura e capacitação de professores.

brasil2

Além disso, a cada ano, milhares de novos cursos superiores são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), passando pela mesma avaliação aplicada nos cursos presenciais. Ou seja, o diploma obtido por meio do EAD tem a mesma validade que o do ensino presencial.

O número de novos cursos EAD reconhecidos pelo MEC não para de crescer, principalmente em faculdades privadas. Algumas delas são: Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade de Franca (UNIFRAN), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2013, as matrículas de bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos já somam mais de um milhão. E esse número só tende a crescer.

A licenciatura conta com o maior número de alunos dentro do EAD, seguida pelos cursos superiores tecnológicos e bacharelado. Recentemente, o MEC divulgou uma lista com os Cursos EAD no Brasil mais procurados, confira:

  1. Pedagogia
  2. Administração
  3. Serviço social
  4. Competências Gerenciais
  5. Ciências Contábeis
  6. Gestão de Pessoal/Recursos Humanos
  7. Administração Pública
  8. Letras – Licenciatura
  9. Matemática – Licenciatura
  10. Biologia – Licenciaturabrasil3