Cursos EAD 2017: Valem a pena?

Todo mundo sabe que investir na qualificação profissional é fundamental para se manter em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Acontece que nem todo mundo pode frequentar cursos presenciais, optando pela educação a distância. Mas, antes de se matricular em um curso EAD, é importante ter certeza de que essa modalidade vale a pena para você. Saiba mais informações sobre Cursos EAD e saiba se eles se encaixam no seu perfil.

Cursos EAD 2017

Cursos EAD 2017: Valem a pena?

Os números mostram que o EAD vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com o Censo do Ensino Superior, a cada ano milhares de alunos escolhem essa modalidade ensino por conta de suas facilidades.

São vários os motivos que levam esses estudantes a escolherem o ensino a distância: flexibilidade de horário, comodidade, mensalidades mais acessíveis e economia de tempo.

Na prática, não existe diferenciação entre a certificação EAD e a presencial. Os diplomas das duas modalidades têm o mesmo peso e valor no mercado de trabalho. O que vale, apontam os especialistas, são as atribuições pessoais do aluno e as competências adquiridas por meio dos cursos. É isso que dará destaque ao profissional.

Alguns cursos a distância exigem a presença do aluno em momentos pontuais do curso, para interação com a turma, aulas práticas e aplicação de provas. O resto do tempo, o aluno terá de estudar em casa, às vezes, dependendo do curso, com a orientação de tutores virtuais.

ead6

Exatamente por isso é completamente errado pensar que o estudo pelo EAD é mais fácil que o convencional. O fato de o próprio aluno organizar seus horários de estudo não quer dizer que ele estudará menos. Essa característica é a grande vantagem, mas os Cursos EAD, para valerem a pena, contam com os níveis de interesse, organização e disciplina do aluno.

Uma boa dica é, antes de pagar por um curso a distância, testar a metodologia se matriculando em um curso livre gratuito. Dessa forma, o aluno verifica se a modalidade EAD funciona para o seu perfil e se o conteúdo é assimilado de forma eficiente.

É importante ainda que o aluno escolha um Curso EAD que tenha relação com uma área de conhecimento que tenha interesse e afinidade. É fundamental também que, para garantir um aprendizado de qualidade e confiança, o aluno se informe sobre a instituição de ensino, se é credenciada pelo MEC, se conta com o apoio de tutores, quais recursos virtuais oferece, etc. Tudo isso para o aluno ter a noção de como será o processo de aprendizagem.

ead15